quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Geada - o que é e como se forma


Quem vive em locais com invernos frios sabe bem o que é a geada. Acordar de manhã e ver tudo branco no exterior não é exclusivo da queda de neve, já que a geada tem um efeito parecido. Mas o que é a geada? Não é neve, mas está no mesmo estado: sólido. 

Geada - o que é e como se forma
Foto de Brunojoses


O que é a geada

A geada é o resultado da formação de uma camada de gelo nas plantas e na superfície, devido à queda de temperatura. Na realidade, a geada é o orvalho congelado, fruto de temperaturas muito baixas. Mas como se forma a geada? Para entender como ocorre a formação da geada, é necessário perceber como se forma o orvalho.

Geada - o que é e como se forma
Foto de DanielGP


Formação do orvalho e da geada

Nos dias em que não existem nuvens no ar numa dada zona, a superfície terrestre perde muita energia para o espaço, derivado da ausência dessas mesmas nuvens. Devido a essa fuga de energia, à medida que a temperatura diminui, a humidade presente na camada da atmosfera mais próxima da superfície condensa, caindo sobre as plantas e sobre o solo. O orvalho está assim no estado líquido. Após ocorrer a condensação da humidade do ar nos dias sem nuvens, se a temperatura continuar a baixar, baixando dos zero graus, as gotículas de água do orvalho transformam-se em cristais de gelo: a geada.  



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.