Nome: Savelha (Alosa fallax)
Características: A savelha é um peixe que tem o corpo comprimido lateralmente, alto e coberto de escamas arredondadas. Geralmente não ultrapassa os 40 cm de comprimento. Nesta espécie as fêmeas são maiores do que os machos. Tem uma cabeça curta e achatada lateralmente com um focinho aguçado e curvo. Este peixe tem a particularidade de ter a barbatana dorsal mais comprida do que alta e está implantada quase no meio da linha dorsal. Apresenta uma cor prateada no ventre e nos flancos, no dorso é azul esverdeado ou acastanhado.
Alimentação: Em relação à alimentação, durante o período de migração para as zonas de postura nos rios, a savelha não se alimenta, mas quando permanece no estuário, ela alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos. Quando está no mar, consome essencialmente outros peixes.
![]() |
Foto de Hans Hillewaert |
Reprodução: A savelha é influenciada por fatores como a temperatura das águas e o caudal dos cursos de água, na sua migração para a reprodução. Geralmente, os adultos agrupam-se no mar, junto à foz dos rios, em abril e depois migram para os estuários, em sintonia com a maré e com os cursos de água. A desova ocorre durante os meses de maio e junho. Após a desova a maioria dos adultos regressa ao mar e os recém-nascidos permanecem nos estuários durante aproximadamente um ano, ao fim do qual migram para o mar, iniciando um novo ciclo.
Distribuição: Esta espécie de peixe pode ser encontrada, em maior abundância, no Atlântico Nordeste. Em Portugal, ainda pode ser encontrado nos rios Minho, Lima, Cávado, Mondego, Tejo, Sado, Mira e Guadiana, no entanto já não existem com tanta abundância como noutros tempos passados.
Queres conhecer melhor outros animais? Visita então o nosso Cantinho dos Animais.
Sem comentários:
Enviar um comentário