Já imaginaste o que é um dia inteiro sem produzir qualquer lixo? Parece difícil, não é? E que tal dois anos inteiros? "Impossível", provavelmente será a tua reação. No entanto, Lauren Singer, uma jovem nova-iorquina, conseguiu essa proeza.
A tirar a sua graduação em Estudos Ambientais, Lauren sempre teve uma consciência ecológica, que a levava a ter comportamentos mais responsáveis e a tentar incutir isso nas pessoas à sua volta. Contudo, a dada altura da sua vida, ela olhou para o próprio lixo que produzia e sentiu que podia fazer bem melhor.
Com algumas mudanças de hábitos, Lauren conseguiu reduzir o lixo produzido em casa a zero, contribuindo para um planeta muito mais sustentável. Aos poucos, Lauren foi adotando recipientes próprios e sacos reutilizáveis, começou a comprar a granel de produtores da zona, criando até os seus próprios produtos de limpeza e higiene.
Mesmo que não reduzas totalmente o lixo que fazes em casa, há algumas dicas simples que te ajudarão a produzir muito menos resíduos, e assim, a diminuir o impacto ambiental sobre o nosso planeta. Descobre de seguida várias dicas para produzir menos lixo em casa.
Dicas para produzir menos lixo em casa
- Começa a comprar frutas e verduras a produtores da tua zona.
- Diminui a utilização de sacos de plásticos, preferindo sacos mais resistentes, que possas usar várias vezes.
- Quando comprares produtos embalados, prefere as embalagens maiores, que levam mais quantidade.
- Sempre que possível, prefira comprar a granel, já que as embalagens são das maiores responsáveis pelo lixo que fazes em casa.
- Sempre que sobrar alguma comida, procura receitas que te permitam utilizar esses restos. Além de reduzires o lixo, poupas ainda o dinheiro.
- Existem muitos objetos e materiais que podem ser reutilizados, dando-lhes uma nova função. Esta é uma das melhores dicas para produzir menos lixo em casa, poupando dinheiro no processo.
- Sabias que há muitas receitas caseiras, simples e bem eficazes, para fazeres produtos de limpeza em casa?
- Se necessitas de algo por tempo limitado, que tal alugar ou pedir emprestado em vez de comprar?
- O mercado de roupas usadas é outra forma de contribuir para um planeta mais sustentável. Além disso, a troca de roupas de crianças é uma excelente forma de poupar dinheiro e evitar desperdiçar recursos.
Imagem de Marcelo Reis
Sem comentários:
Enviar um comentário