sábado, 21 de fevereiro de 2015

Dicas para produzir menos lixo em casa


Já imaginaste o que é um dia inteiro sem produzir qualquer lixo? Parece difícil, não é? E que tal dois anos inteiros? "Impossível", provavelmente será a tua reação. No entanto, Lauren Singer, uma jovem nova-iorquina, conseguiu essa proeza. 

A tirar a sua graduação em Estudos Ambientais, Lauren sempre teve uma consciência ecológica, que a levava a ter comportamentos mais responsáveis e a tentar incutir isso nas pessoas à sua volta. Contudo, a dada altura da sua vida, ela olhou para o próprio lixo que produzia e sentiu que podia fazer bem melhor.

Com algumas mudanças de hábitos, Lauren conseguiu reduzir o lixo produzido em casa a zero, contribuindo para um planeta muito mais sustentável. Aos poucos, Lauren foi adotando recipientes próprios e sacos reutilizáveis, começou a comprar a granel de produtores da zona, criando até os seus próprios produtos de limpeza e higiene. 


Mesmo que não reduzas totalmente o lixo que fazes em casa, há algumas dicas simples que te ajudarão a produzir muito menos resíduos, e assim, a diminuir o impacto ambiental sobre o nosso planeta. Descobre de seguida várias dicas para produzir menos lixo em casa.


Dicas para produzir menos lixo em casa

- Começa a comprar frutas e verduras a produtores da tua zona.

- Diminui a utilização de sacos de plásticos, preferindo sacos mais resistentes, que possas usar várias vezes.

- Quando comprares produtos embalados, prefere as embalagens maiores, que levam mais quantidade.

- Sempre que possível, prefira comprar a granel, já que as embalagens são das maiores responsáveis pelo lixo que fazes em casa.

- Sempre que sobrar alguma comida, procura receitas que te permitam utilizar esses restos. Além de reduzires o lixo, poupas ainda o dinheiro.

- Existem muitos objetos e materiais que podem ser reutilizados, dando-lhes uma nova função. Esta é uma das melhores dicas para produzir menos lixo em casa, poupando dinheiro no processo.

- Sabias que há muitas receitas caseiras, simples e bem eficazes, para fazeres produtos de limpeza em casa?

- Se necessitas de algo por tempo limitado, que tal alugar ou pedir emprestado em vez de comprar?

- O mercado de roupas usadas é outra forma de contribuir para um planeta mais sustentável. Além disso, a troca de roupas de crianças é uma excelente forma de poupar dinheiro e evitar desperdiçar recursos.


Imagem de Marcelo Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.