As doenças do sistema circulatório, também denominadas por doenças cardiovasculares por incluírem aquelas que afetam o coração (cárdio) e os vasos sanguíneos (vasculares), são a principal causa de morte nos países ditos desenvolvidos. De seguida podes conhecer quais as principais doenças do sistema circulatório.
Para saberes como prevenir as doenças do sistema circulatório, consulta o nosso artigo "Cuidados a ter com o Sistema Circulatório".
Doenças do sistema circulatório
- Enfarte do miocárdio
Esta doença tem origem na interrupção súbita ou na redução considerável de fluxo sanguíneo para o músculo do coração, o miocárdio. Geralmente, esta interrupção ou redução deve-se à acumulação de colesterol ou outras substâncias, bloqueando a artéria que leva o sangue ao miocárdio. Dessa forma, ao deixar de receber o oxigénio necessário, as células do miocárdio começam a degradar-se muito rapidamente, levando à ocorrência do enfarte do miocárdio.
- AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Tal como no enfarte do miocárdio, devido à interrupção brusca ou redução acentuada de fluxo sanguíneo das células do cérebro ocorre a sua destruição, provocando danos no funcionamento cerebral. As causas dos AVC são por isso o bloqueio de artérias com colesterol ou outras substâncias, mas também, o rompimento de um vaso.
- Anemia
A anemia surge devido a carências nutricionais, essencialmente de ferro, nutriente responsável pela produção de glóbulos vermelhos. Estas têm a função d levar oxigénio às células. Ao ocorrer a redução da quantidade de glóbulos vermelhos (ou hemácias), o sangue perde capacidade de oxigenação, levando a um estado de anemia e fraqueza.
- Leucemia
A leucemia consiste na produção elevada de leucócitos (glóbulos brancos) anormais, o que dificulta o desempenho da primeira linha de defesa do sistema imunitário. A leucemia é assim um tipo de cancro do sangue.
- Aterosclerose
A aterosclerose é uma doença do sistema circulatório que consiste na perda de elasticidade ou espessamento das paredes das artérias devido à acumulação de colesterol ou outras substâncias.
- Hipercolesterolemia
Esta doença caracteriza-se pelos níveis elevados de colesterol no sangue, o que leva à sua acumulação nas paredes das artérias, provocando o seu estreitamento, e por consequência, pressão arterial elevada e em último caso, situações de AVC e enfartes.
- Hipertensão arterial
A hipertensão arterial é uma das mais comuns doenças do sistema circulatório, consistindo na elevação da pressão arterial. Este aumento pode levar ao desenvolvimento de arteriosclerose, provocando assim o estreitamento de pequenas artérias e arteríolas. Além disso, a hipertensão arterial pode também levar ao agravamento da aterosclerose. Outra consequência desta doença é o facto de obrigar o coração, mais propriamente o ventrículo esquerdo, a um trabalho mais intenso, por ter de fazer mais força para conseguir bombear o sangue.
- Varizes
As veias, vasos responsáveis por levar o sangue de volta ao coração, por vezes perdem a sua elasticidade, resultando na sua dilatação. Esta provoca por sua vez o afastamento das válvulas que têm como função impedir o retorno do sangue, dificultando o seu trabalho. Por essa razão, o sangue acaba por se acumular nessas áreas, formando as chamadas varizes.
Para saberes como prevenir as doenças do sistema circulatório, consulta o nosso artigo "Cuidados a ter com o Sistema Circulatório".
Sem comentários:
Enviar um comentário