segunda-feira, 23 de março de 2015

Sistema excretor


A excreção é um dos processos mais básicos e importantes no funcionamento do corpo humano. Através da excreção, substâncias que estejam em excesso ou que sejam prejudiciais ao organismo são eliminadas, permitindo o equilíbrio interno do corpo humano. Estas substâncias podem ter origem na alimentação, ou então, ser produzidas através de reações químicas ocorridas no organismo, durante a respiração celular. Neste processo de transformação de nutrientes em energia, há substâncias tóxicas que são produzidas, e que necessitam por isso de ser excretadas e eliminadas. É aqui que entra o sistema excretor.




O que é o sistema excretor?

O sistema excretor é assim um conjunto de órgãos que tem como função eliminar estas substâncias para o exterior do organismo. Apesar de o sistema urinário ser o mais conhecido, também a pele e o sistema respiratório têm funções idênticas. A urina, o suor e o ar expirado são tudo excreções de substâncias tóxicas e em excesso do organismo.



Como funciona o sistema excretor

As substâncias tóxicas e as substâncias em excesso estão presentes no sangue. Dessa forma, é através da circulação sanguínea que elas chegam aos locais de excreção. O dióxido de carbono é levado até aos alvéolos pulmonares, para aí ser expulso através do ar expirado, e substâncias como a ureia, o ácido úrico, a amónia, entre outras, são excretadas através da urina e do suor.

Contudo, o sistema excretor não elimina apenas estas substâncias. Ao excretar (“deitar fora”) nutrientes em excesso, como proteínas ou minerais, através do sistema urinário e da pele, consegue controlar a composição química do ambiente interno do corpo humano. Além disso, tanto os rins como as glândulas sudoríparas, têm a função de filtrar o sangue, retirando não só substâncias tóxicas ou em excesso, mas também, outras impurezas. 

Sendo os rins responsáveis por quase todo este trabalho, caso o seu funcionamento seja deficiente, surgem problemas renais, que podem levar à realização desta função com recurso a aparelhos médicos. AQUI podes conhecer os cuidados que deves ter com o sistema urinário.

Já a pele, apesar de ter também uma função excretora, tem um papel bastante reduzido, quando comparado com o sistema urinário, tendo como principal função a regulação da temperatura corporal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.