segunda-feira, 18 de maio de 2015

Conheces este animal? - Salamandra de costelas salientes (Pleurodeles waltl)


Características, alimentação, reprodução e distribuição da Salamandra de costelas salientes  (Pleurodeles waltl).
Foto de Pengo

Nome: Salamandra de costelas salientes  (Pleurodeles waltl)


Características: A salamandra de costelas salientes é o maior anfíbio com cauda da Península Ibérica. A cabeça é larga, arredondada e detentora de olhos pequenos e salientes na zona dorsal. O tronco é achatado e possui entre 8 a 10 protuberâncias dorsais características de cada lado, entre as quais os extremos das costelas se projetam para o exterior. Este animal tem nos membros posteriores 5 dedos e nos membros anteriores tem 4. No que respeita à coloração, na região dorsal é acastanhada com tons amarelados, esverdeados ou avermelhados, enquanto que na zona ventral é acinzentada ou acastanhada com ou sem manchas escuras. Os machos possuem uma cauda relativamente mais comprida do que a fêmea e os membros posteriores são mais robustos e mais compridos.


Alimentação: Esta espécie animal alimenta-se principalmente de larvas de insetos aquáticos, crustáceos e de outros invertebrados aquáticos. Na escassez deste tipo de alimentação, ainda se pode alimentar de restos vegetais e de pequenos peixes.


Reprodução: A época de reprodução para esta espécie animal inicia-se no outono, com a parada nupcial. Após a fecundação o macho solta a fêmea e passados alguns dias a fêmea começa a depositar os ovos em rochas, plantas ou no fundo do charco. Passado uma a duas semanas dá-se a eclosão e inicia-se a fase larvar. Esta pode durar entre 3 a 4 meses, dependendo da temperatura externa. 

Características, alimentação, reprodução e distribuição da Salamandra de costelas salientes  (Pleurodeles waltl).
Foto de Olaf Leillinger

Distribuição: Este anfíbio é um habitante da Península Ibérica e do Norte de África. Relativamente a Portugal é possível observar-se em toda a região, principalmente em lagos e charcos de pouca corrente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.