quarta-feira, 13 de maio de 2015

Experiências divertidas - como fazer um iceberg


Sabes o que é um iceberg? Já deves ter ouvido certamente falar e visto imagens destas grandes massas de gelo que boiam no mar e que têm apenas a ponta visível. Existe até a expressão “ponta do iceberg” para expressar algo que se vê ou se sabe, mas que apenas representa uma pequena parte. Nesta experiência divertida podes criar um pequeno iceberg em tua casa e perceber melhor o porquê de flutuar e apenas ter uma pequena parte visível. 

experiências divertidas - como criar um iceberg
Foto de Ansgar Walk

Para conheceres mais experiências divertidas, clica AQUI.


Como fazer um iceberg em casa


Material necessário:

- recipiente grande de vidro transparente ou uma garrafa de água cortada ao meio;
- um copo descartável de plástico;
- corante alimentar;
- água.


Como proceder:

1 – Começa por encher o copo descartável com água e leva ao congelador. Se quiseres que o teu iceberg fique colorido, basta adicionar 2 a 3 gotas de corante alimentar na água. Aguarda até que a água dentro do copo fique congelada. Isto pode demorar algumas horas, por isso, podes fazer este passo logo de manhã, para realizares esta experiência divertida à tarde, ou antes de ires dormir, para a fazeres no dia seguinte.
2 – Depois de se ter transformado em gelo, tira o copo do congelador e aperta no fundo. O gelo irá sair e depois é só colocares na água da garrafa cortada ao meio ou do recipiente de vidro. Observa.


O que está a acontecer?

Nesta experiência divertida podes verificar duas coisas: o gelo não afunda, ficando a flutuar na água e apenas uma pequena parte fica visível sobre a água. Porque é que isto acontece? A água, ao passar do estado líquido para o estado sólido, aumenta de volume. A sua massa (peso) mantém-se, mas o espaço ocupado aumenta. Por essa razão, o gelo é menos denso que a água líquida, ficando por isso a flutuar em vez de afundar.

experiências divertidas - como criar um iceberg
Imagem criada por Uwe Kils

Mas como as densidades do gelo e da água líquida são mesmo assim muito idênticas, o gelo não fica acima da superfície da água. Apenas a ponta. Na água do mar o fenómeno é igual. 

Descobre mais experiências divertidas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.