domingo, 14 de junho de 2015

Conheces este animal? - Argiope Lobata



Características, alimentação, reprodução e distribuição da Argiope Lobata.
by Ester Inbar, available from http://commons.wikimedia.org/wiki/User:ST

Nome: Argiope Lobata


Características: Esta é uma aranha que apresenta um aspeto bastante vistoso e não se confunde com nenhuma outra em Portugal. É uma das espécies que apresenta maior dimorfismo sexual. As fêmeas atingem cerca de 20mm de comprimento, têm o abdómen grande e bastante listado nos lados e na região posterior, a cor é bastante variável, entre o branco e o prateado com listas negras e amarelas, a partir dos lobos. A face ventral é bastante salpicada de preto, castanho-escuro e amarelo. Os machos apenas atingem cerca de 8mm, de comprimento, o abdómen é oval, pequeno e totalmente prateado, na parte dorsal. 


Alimentação: Esta espécie de aranha alimenta-se quase exclusivamente de insetos que captura na sua teia. Esta aranha constrói teias radiais grandes, com elevada resistência e grande elasticidade.


Reprodução: A fêmea de Argiope Lobata aproxima-se do macho e inicia-se o ritual de acasalamento. A fêmea quando se apercebe da presença do macho, mostra-se passiva mas, levanta um pouco o corpo e permite que o macho caminhe para debaixo da fêmea e consiga introduzir os órgãos copuladores masculinos na fêmea. Após o acasalamento o macho na maioria das vezes morre, mas tudo indica que não seja culpa da fêmea. Após o acasalamento os ovos são depositados em ootecas de seda espessa previamente fixados pela fêmea nas ervas. Não existem cuidados parentais, uma vez que a fêmea morre antes e não assiste sequer ao nascimento das crias.

Características, alimentação, reprodução e distribuição da Argiope Lobata.
by Ester Inbar, available from http://commons.wikimedia.org/wiki/User:ST

Distribuição: A Argiope lobata é uma das espécies mais comuns de toda a Península Ibérica, no entanto prefere zonas de ervas altas e matos pouco densos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.