segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O que são nutrientes


O organismo humano, para poder funcionar, necessita de várias substâncias. É por essa razão que o ser humano come, de modo a ingerir alimentos que lhe possam fornecer a emergia e os materiais de construção que necessita. Os alimentos são constituídos por variadíssimas substâncias, sendo que algumas delas são aproveitadas pelo organismo. São os nutrientes. Mas o que são nutrientes? Aqui vais poder aprender o que são, e ainda, quais são os nutrientes necessários ao funcionamento do corpo humano.


O que são nutrientes

Os nutrientes, de uma forma simples, são substâncias constituintes dos alimentos e que são indispensáveis ao funcionamento de um organismo e à sua sobrevivência. Os nutrientes que os alimentos podem fornecer são:

- fibras;
- vitaminas;
- minerais;
- água.

Um alimento, consoante seja constituído por apenas um nutrientes ou por vários nutrientes, tem a designação de incompleto e completo. Assim, um alimento incompleto, como por exemplo o azeite, é apenas constituído por um nutriente. Já alimentos como o leite ou os ovos, por exemplo, por terem na sua composição vários nutrientes diferentes, são considerados alimentos completos.

Também de acordo com a sua constituição, um alimento pode ter várias denominações. Assim, por exemplo, quando um alimento tem como principal componente a proteína, é chamado de alimento proteico. Outro exemplo: quando um alimento é rico em hidratos de carbono, é designado energético.


Grupos de nutrientes

Os vários nutrientes podem ser divididos em três grupos, de acordo com a sua principal função. Assim, existem nutrientes construtores, energéticos e reguladores/protetores.

  • Nutrientes construtores: nutrientes que têm como função construir e regenerar a massa muscular e óssea do organismo. Os nutrientes construtores são as proteínas, minerais, água e lípidos (numa pequena percentagem).


  • Nutrientes energéticos: nutrientes que têm como função fornecer energia às células, necessária para o funcionamento do organismo. Os nutrientes energéticos são os hidratos de carbono e os lípidos.


  • Nutrientes protetores/regulares: nutrientes que têm como função proteger o organismo e regular o seu funcionamento. Os nutrientes protetores/reguladores são as vitaminas, os minerais, as fibras e a água.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.