segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Proteínas - função e características


As proteínas, também denominado de prótidos, são nutrientes com uma função essencial no organismo humano, já que são utilizados como materiais de construção do organismo humano. Tendo em conta que o corpo humano é principalmente constituído por massa muscular, percebe-se a importância das proteínas. Em baixo poderá conhecer mais sobre as proteínas - funções e características.

alimentos ricos em proteínas
Foto de Smastronardo

O que são proteínas

As proteínas são nutrientes plásticos ou construtores, sendo usados para a construção da massa muscular do organismo humano. As proteínas são compostos orgânicos que se caracterizam por ser macromoléculas constituídas por uma sequência de aminoácidos. O ser humano, tal como a maioria dos seres vivos, usa apenas 20 aminoácidos para construir as suas proteínas. Através das várias combinações, cada ser vivo é capaz de sintetiza centenas de proteínas diferentes.



Função das proteínas


As proteínas têm como função essencial a construção das células humanas. Sendo parte constituinte da maioria das estruturas da célula, as proteínas são assim fundamentais para o formação de novas células. Como tal, a função das proteínas é o crescimento do organismo, a reparação e substituição de células no fim de vida, e ainda, no desenvolvimento da função cerebral. Nalgumas situações, quando necessário, as proteínas podem ter uma função energética.


Alimentos proteicos

Os alimentos mais ricos em proteínas são de origem animal, como por exemplo carne, peixe, leite e derivados, e ovos. Mas há também alimentos de origem vegetal que são ótimas fontes proteicas. Exemplos é a soja, frutos secos ou a ervilha, entre outros.



Para saberes mais sobre nutrientes:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.