terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ciclo das Rochas ou Ciclo Petrogénico


Quando olhamos para uma rocha é difícil imaginar a história por detrás dela. Na realidade, até chegar ao momento atual, já essa rocha passou por muitas transformações. Ao contrário do que possas pensar, uma rocha não é sempre igual. Na crosta terrestre, e ao longo do tempo, as rochas estão em constante evolução, transformando-se umas nas outras. A este processo denomina-se Ciclo das Rochas, ou então, Ciclo Petrogénico. Em baixo poderás saber um pouco mais sobre o ciclo das rochas através de um esquema, onde poderás entender melhor como é que as rochas evoluem ao longo dos tempos.


Ciclo das Rochas

Apesar de existirem um grande número de rochas diferentes, elas podem ser divididas em três grandes famílias: 

- magmáticas;
- sedimentares;
- metamórficas.

Cada um destes grupos de rochas está associado a determinadas condições de pressão e temperatura específicas. Quando essas condições se alteram, as rochas transformam-se noutro tipo de rochas. De seguida podes conhecer um esquema que expressa como funciona o Ciclo das Rochas ou Ciclo Petrogénico.

rochas magmáticas, sedimentares, metamórficas



Para perceberes melhor o esquema do ciclo das rochas, é importante conheceres o significado dos conceitos aí presentes:

- erosão: processo através do qual ocorre o desgaste das rochas, provocando a sua desagregação em partículas mais pequenas.

- sedimentos: partículas de rochas de composição mineral resultado a erosão de estruturas rochosas maiores.

- petrificação ou diagénese: conjunto de fenómenos químicos e físicos que transformam um conjunto de sedimentos desagregados numa rocha sedimentar compacta.

- metamorfismo: conjunto de processos geológicos, em determinadas condições de pressão e temperatura, que levam à mudança das características de uma rocha, transformando-se numa rocha diferente, denominada metamórfica. 

- fusão: processo no qual uma rocha, em determinadas condições de pressão e temperatura, se funde e fica no estado líquido. É através da fusão que as rochas metamórficas se transformam em magma.

- solidificação: processo através do qual o magma se solidifica, transformando-se novamente numa rocha sólida. Este processo ocorre quando o magma sobe à superfície ou até um local com condições de pressão e temperatura adequadas para ocorrer a solidificação. Deste processo formam-se as rochas magmáticas (vulcânicas ou plutónicas).

- soerguimento: fenómeno que consiste na elevação da superfície terrestre. Este fenómeno ocorre devido a vários processos geológicos, como a orogénese ou a epirogénese positiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.