quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Conheces este animal? - Peixe Palhaço (Amphiprion ocellaris)


Características, alimentação, reprodução e distribuição do Peixe Palhaço (Amphiprion ocellaris)
Foto de H. Zell

Nome: Peixe Palhaço (Amphiprion ocellaris)


Características: O peixe palhaço tem corpo com forma hidrodinâmica, o seu comprimento pode atingir cerca de 40cm de comprimento, mas normalmente não excede os 20cm. Enquanto estão na fase juvenil apresentam uma coloração vermelha brilhante com algumas manchas negras em zonas esbranquiçadas. Quando chegam à fase adulta apresentam uma coloração rosa na face e nas barbatanas, à excepção da barbatana caudal que apresenta uma tonalidade amarela claro. O restante corpo é esverdeado, progressivamente mais escuro em direcção à cauda, decorado com algumas manchas azuis brilhantes, rodeadas por anéis com uma tonalidade mais escura. Este animal tem o corpo revestido por um muco que o protege dos espigões venenosos dos tentáculos das anémonas. Esta característica permite-lhe abrigar-se dos predadores entre os tentáculos, sem ser atacado nem comido pelas anémonas.

Características, alimentação, reprodução e distribuição do Peixe Palhaço (Amphiprion ocellaris)
Foto de Katja Kirschner

Alimentação: Esta espécie de peixe palhaço alimenta-se principalmente de moluscos e caranguejos eremitas que encontra em recifes e lagoas. 


Reprodução: O peixe palhaço é protândrico hermafrodita, ou seja, todos os peixes palhaço nascem como machos, mas com o evoluir do seu corpo podem mudar de sexo, caso seja necessário. Quando esta situação acontece, a fêmea passa a dominar um grupo de machos. Tal como se a fêmea de um grupo morrer, o macho dominante do grupo muda para fêmea e um dos machos não dominantes assume o comando.


Distribuição: Esta espécie animal encontra-se distribuída pelas águas tropicais do oceano índico central e do pacífico ocidental, desde as ilhas Christmas às ilhas Hawai e desde o Japão até à Austrália.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.