quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Hidratos de carbono - função e características


Também conhecidos como glúcidos ou glícidos, os hidratos de carbono têm uma função essencial no organismo. Para que o corpo humano possa funcionar, necessita de energia. E não há melhor combustível para o organismo que os hidratos de carbono. De seguida podes saber mais sobre os hidratos de carbono – função e características.

Hidratos de carbono - função e características


O que são hidratos de carbono

Os hidratos de carbono, ou carboidratos, são nutrientes energéticos, sendo utilizados para o fornecimento da energia necessária para movimentar os músculos. Este macronutriente é assim a fonte mais importante de energia que o corpo humano tem. Os hidratos de carbono são constituídos por açúcares, podendo ter nomes diferentes de acordo com o número de unidades de açúcar que estão combinadas. Assim, existem os:

- monossacarídeos (glicose, frutose ou galactose);
- dissacarídeos (lactose, maltose ou sacarose);
- polióis (isomalte, maltitol, sorbitol, xilitol ou eritritol);
- oligossacarídeos (fruto-oligossacarídeos ou malto-oligossacarídeos);
- polissacarídeos amiláceos (amilose, amilopectina ou maltodextrinas);
- polissacarídeos não amiláceos ou fibras alimentares (celulose, pectinas ou inulina).

Os hidratos de carbono mais comuns são os monossacarídeos. São os açúcares mais simples e encontram-se nos cereais, frutas, vegetais e mel.


Função dos hidratos de carbono

Os hidratos de carbono, ou carboidratos, glúcidos ou glícidos, como já explicamos atrás, têm como função fornecer a energia necessária para o corpo humano poder realizar as suas atividades. É responsável por 50/60% de toda a energia necessária ao funcionamento do organismo. A ingestão de hidratos de carbono deve depender da atividade física realizada durante o dia. Como tal, quanto maior for a atividade diária, maior deve ser o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono.


Quando a ingestão deste macronutriente é superior ao gasto energético, os hidratos de carbono mais simples são transformados em gordura e armazenados no corpo humano. Como tal, é importante dosear o consumo de alimentos ricos neste nutriente de acordo com a sua atividade. Caso contrário, poderá começar a aumentar em muito a sua massa gorda, elevando o seu peso e o risco de várias doenças.

Para saber mais sobre nutrientes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.