terça-feira, 13 de outubro de 2015

Gorduras: função e características


Também conhecidos como lípidos, as gorduras são um dos macronutrientes essenciais para o funcionamento do organismo humano. Os lípidos, apesar de geralmente associados à função energética, tem também outras funções. De seguida podes aprender mais sobre as gorduras: função e características.

lípidos
Foto retirada da Internet

O que são as gorduras ou lípidos

As gorduras, ou lípidos, são substâncias orgânicas, de origem vegetal ou animal. Além de importantes fontes de energia, especialmente calorífica, as gorduras têm também outras funções essenciais no funcionamento do organismo, já que são veículos de vários nutrientes como os ácidos graxos essenciais e as vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). Descobre de seguida mais sobre as gorduras: funções e características.


Como referimos em cima, as gorduras podem ter duas origens: 

- vegetal (óleo de girassol, azeite, óleo de soja, etc.)
- animal (manteiga, nata, banha, gordura presente na carne, gorduras do peixe, etc.)


Podemos classificar as gorduras como saturadas e insaturadas (monoinsaturadas e polinsaturadas).

- Gorduras saturadas: Este tipo de gordura, presente especialmente em gorduras animais, mas também nalgumas vegetais, ajudam a aumentar o colesterol “mau” (LDL), devendo por isso ser muito limitada.

- Gorduras monoinsaturadas: Presente em vários alimentos de origem vegetal, este tipo de gordura é bastante benéfica para o organismo humano, ajudando a reduzir os níveis do colesterol LDL.

- Gorduras polinsaturadas: Estas gorduras, existentes nos frutos secos (avelãs, nozes, castanhas, etc.), vários óleos vegetais e nos peixes, são denominados de ácidos graxos essenciais. Como não são produzidos pelo organismo, deve ser incluído na dieta diária, de modo a usufruíres de todos os seus benefícios. Estes incluem redução do colesterol LDL, transporte de gorduras, ação anti-inflamatória nas células vasculares, entre outros.


Funções das gorduras

As funções das gorduras incluem:

- função energética;
- função calorífica (protegendo o organismo do frio);
- função plástica;
- transporte de nutrientes.


Para saberes mais sobre nutrientes:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.