segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O que é a erosão

Foto de Ana Paula Hirama

Ao observarmos a imagem em cima percebemos que o solo presente sofreu desgaste ao longo do tempo, provocando os rasgos visíveis. Neste caso em particular, o fator que provocou esse desgaste é muito provavelmente a água, contudo, há outros fatores que, ao longo do tempo, podem provocar o desgaste e desagregação do solo e rochas. A este processo chamamos de erosão. Mas o que é a erosão?


O que é a erosão

Erosão é assim o processo através do qual ocorre o desgaste do solo e das rochas, causando a sua desagregação em partículas mais pequenas (sedimentos). Estas partículas são depois transportadas para outros locais, podendo acumular-se e formar novos solos e rochas. Às rochas formadas através dos sedimentos da erosão damos o nome de rochas sedimentares. A erosão é um dos fenómenos responsáveis pela constante redefinição da superfície terrestre. 

Foto de Hanna Andrade Torquato


Fatores erosivos

Todos os elementos, sejam eles vivos ou não vivos, que provoquem o desgaste e a desagregação de rochas e solo, são considerados fatores erosivos. Dessa forma, nos fatores erosivos podemos incluir:

- água;
- vento;
- temperatura;
- seres vivos (Homem, animais e plantas).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.