terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O que são avitaminoses


As vitaminas são nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Apesar de serem apenas necessárias em pequenas quantidades, elas exercem um papel fundamental na saúde do corpo humano. Dessa forma, quando a sua ingestão não é suficiente, isso leva a vários problemas de saúde. As doenças provocadas pela carência de vitaminas designam-se por avitaminoses.



Avitaminoses

Existem várias vitaminas, e cada uma tem uma função específica. Dessa forma, nenhuma vitamina pode substituir outra. Assim, mesmo que tenhas uma ingestão adequada de outras vitaminas, se tiveres carência de alguma, terás uma avitaminose relacionada com essa. De seguida podes conhecer as principais avitaminoses.

  • Vitamina A

A falta de vitamina A causa as seguintes avitaminoses: destruição de mucosas e pele, xerofltalmia, problemas de visão e atraso de crescimento.

  • Vitamina B

A falta de vitamina B provoca as seguintes avitaminoses: beribéri, atraso de crescimento, irritabilidade, falta de apetite e perda de forças.

  • Vitamina C 

Se ingerir uma quantidade insuficiente desta vitamina, as consequências incluem: escorbuto, resistência baixa a infeções e hemorragias.

  • Vitamina D

A carência de vitamina D leva ao aparecimento das seguintes doenças: raquitismo, atrasos de crescimento e descalcificação.

  • Vitamina E

A falta desta vitamina provoca as seguintes avitaminoses: infertilidade, problemas neurológicos e anemia.

  • Vitamina K

A carência da vitamina K leva ao surgimento de osteoporose e hemorragias.

  • Vitamina PP

Uma ingestão inadequada da vitamina PP provoca avitaminoses como a pelagra, a fadiga e doenças de pele.


Atualmente, é cada vez mais difícil de encontrar as vitaminas necessárias nos alimentos ingeridos na dieta habitual. Os alimentos, por várias razões, estão cada vez menos nutritivos, e como tal, é essencial a toma de suplementos multivitamínicos. Na nova pirâmide dos alimentos, reformulada pela Universidade de Harvard, os suplementos multivitamínicos, são considerados de toma essencial e diária.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.