quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Quantas refeições se devem fazer por dia?


Uma das regras mais importantes para teres uma alimentação equilibrada e saudável é a frequência com que comes. Sabias que se duas pessoas ingerirem a mesma quantidade de alimentos ao longo do dia, mas uma delas distribui em muitas refeições, enquanto a outra apenas faz as três principais, esta segunda vai engordar mais?

Na realidade, o corpo não consegue usar todos os nutrientes quando os ingeres em grandes quantidades. Dessa forma, alguns deles, como os hidratos, são transformados em gordura e armazenados no corpo. Além disso, quando se come poucas vezes, mesmo que em grandes quantidades, o organismo sente falta de energia. Então quantas refeições se devem fazer por dia?

Divulgação

A resposta é 5 a 7. Claro que o número depende do número de horas que estás acordado. A regra diz que não se deve estar mais que 2h30 a 3h sem comer. Assim, além das três principais refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar), deves fazer um lanche a meio da manhã, 1 ou 2 a meio da tarde, e ainda, caso te deites tarde, uma pequena ceia.

Uma das razões que algumas pessoas dão para não comer tantas vezes é porque não sentem fome. Mas, tal como a sede, a fome é um sinal de que o teu organismo já está a sentir necessidade de algum nutriente. Por isso, deve-se comer antes de ter fome e beber antes de ter sede. Mas claro, com opções saudáveis e nas horas adequadas.


Dicas para uma alimentação mais saudável

- Começa com um pequeno-almoço completo e equilibrado. Não saltes esta refeição, pois é a mais importante do dia. Se o fizeres, perdes massa muscular e ganhas massa gorda. Aposta numa refeição nutritiva, com iogurte/leite/leite de soja, cereais integrais sem açúcar e fruta, ou então, podes começar com um batido prático e com todos os nutrientes necessários. Podes conhecer uma excelente opção aqui.

- Nos lanches a meio da manhã e da tarde deves preferir fruta, iogurte ou outra opção saudável. Foge dos bolos, fritos e sandes demasiado calóricas. O teu corpo não vai conseguir gastar essas calorias todas e vais ganhar massa gorda.

- Faz refeições mais frequentes e reduz nas quantidades. Darás ao teu corpo tempo para usar toda a energia ingerida.

- Não jantes apenas sopa. A sopa é um excelente alimento mas não tem proteína. E deves ter uma fonte de proteína nas 3 principais refeições, pois é a base da massa muscular. Se não gostas de fazer refeições completas à noite, então podes conhecer AQUI uma opção ótima para teres uma refeição equilibrada, nutritiva e leve para o teu jantar.

- Comer melhor não significa comer menos. Significa sim comer com mais variedade, aumentando as verduras, as frutas e os legumes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.