terça-feira, 1 de março de 2016

Principais funções da atmosfera terrestre


A atmosfera é um dos constituintes da Terra, sendo uma camada gasosa que envolve o planeta. Esta camada, composta por várias sub camadas, tem uma espessura de mais de 2000 km. Contudo, perto de 97% de todos os seus gases concentram-se na camada mais perto da superfície, a troposfera. Na camada mais externa, de transição com o espaço, a atmosfera pode chegar aos 10.000 km. Mas para que serve a atmosfera? Além de possuir um gás essencial para o funcionamento dos seres vivos, a atmosfera desempenha um papel fundamental no nosso planeta. Conhece de seguida as principais funções da atmosfera.

atmosfera terrestre

Principais funções da atmosfera

  • Proteger de fragmentos de astros à deriva no espaço


No espaço existem muitos detritos de outros astros que se desintegraram, e que por isso, podem ser atraídos pela força gravitacional do planeta Terra. Se não existisse nada que protegesse a superfície terrestre, todos esses fragmentos (como os meteoritos) atingiriam a superfície, tornando quase impossível a existência de vida como a conhecemos. Assim, a atmosfera é responsável por impedir que a grande maioria desses detritos cheguem à superfície. 

  • Filtrar a luz solar


A luz solar é composta por vários tipos de raios. E se a luz é essencial para a vida na Terra, já outros raios, como os ultravioletas, são prejudiciais. Assim, a atmosfera funciona como um filtro que impede a chegada dos raios nocivos cheguem à superfície do planeta.

  • Conservar o calor durante a noite


Quando cai a noite, a nossa fonte de energia, o sol, deixa de aquecer a superfície. Se nada conservasse o calor, este iria fugir para o espaço, tornando as noites muito mais frias e com temperaturas muito menos adequadas à existência de vida.

  • Efeito de estufa


Para existir vida na Terra como a conhecemos, a manutenção de uma temperatura pouco variável é essencial. Assim, a atmosfera permite que ocorra o chamado efeito de estufa, que permite estabilidade nas temperaturas do planeta. Sem esse efeito. as diferenças de temperatura (amplitude térmica) durante as 24 horas seria muito maior, não permitindo assim o desenvolvimento de vida. Ou seja, o efeito de estufa é positivo. No entanto, devido à libertação de quantidades gigantescas de gases como o dióxido de carbono, entre outros, para a atmosfera tem tornando este efeito um pouco maior do que aquele que é saudável para o planeta, aumentando assim gradualmente a temperatura média da Terra.

2 comentários:

  1. Prezado Filipe, bom dia.

    Tudo bem?

    Estamos em fase de produção de uma nova série de livros didáticos para a Coleção Movimento do Aprender (SESI‐SP Editora/Ensino Fundamental II, 8º Ano), e gostaríamos de reproduzir o texto “Sistema digestivo das aves granívoras”, de sua autoria (disponível no link ), no volume da disciplina de Ciências.

    O material será lido e analisado pelos estudantes em sala de aula, com a devida supervisão dos professores. Gostaríamos desde já de ressaltar que todas as fontes dos conteúdos utilizados nas coleções de didáticos do Sistema SESI-SP de Ensino são devidamente citadas, conforme regras previstas na ABNT.

    A obra sairá em versão impressa (15 mil exemplares) e terá versão digital (com acesso restrito, mediante a inserção de login e senha), mas seu uso é exclusivo dos estudantes do Sistema SESI-SP de Ensino e/ou conveniados.

    Seria possível contar com sua participação?

    Aguardamos seu retorno.

    Atenciosamente,

    Elexsandra Morone I. Macedo
    Assistente editorial
    SESI-SP Editora - SENAI-SP Editora
    Av. Paulista, 1313, 4º andar
    Bela Vista - São Paulo-SP
    (11) 2526-8995 – Elexsandra.macedo@sesisenaisp.org.br

    ResponderEliminar
  2. Ilustríssimo Senhor (a) estou promovendo o meu livro Orbe Teorum .
    Através do https://orbeteorum.blogspot.com/, com o nome do livro, o livro contem novas teorias sobre formação das galáxias e dos sistemas planetários e como a vida surgiu na Terra, com um novo enfoque topológico e metodológico de campos de partículas.
    Meus agradecimentos
    Atenciosamente
    Osmar Cesar Pires

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.