terça-feira, 26 de abril de 2016

Como é que os morcegos vêem à noite - ecolocalização


Os morcegos são animais com características únicas, fazendo deles um dos mais conhecidos em todo o mundo. Antes de mais, são os únicos mamíferos capazes de voar, devido à prega de pele que une os seus membros anteriores e posteriores. No entanto, apesar dessa característica ser já bastante interessante, ainda mais interessante se torna este animal quando falamos da sua capacidade de "ver" em locais totalmente escuros. De seguida podes aprender como é que os morcegos vêem à noite.

F. C. Robiller / naturlichter.de

Como é que os morcegos conseguem ver no escuro - Ecolocalização

Antes de mais, é necessário desmistificar algo que muitos tomam como verdade: os morcegos não são cegos. Na sua maioria, vêm até muito melhor que os seres humanos. No entanto, eles são daltónicos, ou seja, vêem tudo a preto e branco. Mas sendo um animal noturno, isso não é propriamente um problema. 


=> Conheces bem Portugal? Sabe mais sobre 10 maravilhas naturais em Portugal que merecem visita.


Agora que já sabemos que os morcegos vêem, vamos abordar como é que eles conseguem "ver" na escuridão. Este animal tem a capacidade de emitir ultrassons (não captáveis pelo ouvido humano), que ao embaterem num obstáculo, irá voltar para trás, originando aquilo que se chama um eco. Os ecos são captados pelos ouvidos do morcego, identificando assim o obstáculo e a distância a que ele está. A esta capacidade que o morcego tem de ver no escuro chamamos de ecolocalização. Desta forma o morcego consegue deslocar-se e caçar facilmente à noite.

Imagem de José Augusto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.