terça-feira, 12 de abril de 2016

Os cinco maiores predadores da atualidade


No que diz respeito à dieta alimentar de cada animal, podemos dividir o reino dos Animais em três categorias: os animais herbívoros, omnívoros e carnívoros. Estes últimos, animais que se alimentam de outros animais, podem incluir desde pequenos animais insectívoros, até alguns dos maiores espécimes terrestres. Neste artigo poderás conhecer aqueles que são os 5 maiores predadores atuais do planeta. 

=> Aprende mais sobre o reino dos animais em "O reino Animalia - o reino dos animais".


Os cinco maiores predadores da atualidade


Na lista seguinte podes encontrar aqueles que são os cinco maiores predadores do planeta, no que diz respeito às dimensões. Apesar de serem também alguns dos mais mortíferos, o critério para esta lista é o tamanho do predador. Confere de seguida os cinco maiores predadores da atualidade.


  • Cachalote (Physeter macrocephalus)

Gabriel Barathieu
Com um peso de 45 toneladas e um tamanho de 19 metros, este animal marinho residente em todos os oceanos do planeta consegue caçar e ingerir animais como tubarões, raias, polvos, variadas espécies de peixes, e ainda, lulas gigantes que podem atingir os 12 metros. Para caçar ela possui dentes na parte inferior da boca, podendo atingir os 1000 metros de profundidade. É atualmente o maior predador do planeta. Aprende mais sobre o cachalote aqui.


  • Sucuri (Eunectes murinus)

Márcio Omar M. da Silva
Sucuri, a maior serpente da Amazónia, vive nas margens dos rios da floresta, escondendo-se de modo a capturar as suas presas. O sucuri mata por asfixiamento, enrolando-se à volta do corpo da presa até que esta morra. Com mais de 10 metros de comprimento, e um peso que pode variar dos 30 aos 150 kg, o sucuri é um dos maiores predadores da atualidade, tendo como presas, capivaras, tartarugas, rãs, peixes e bezerros. É também um dos cinco maiores predadores da atualidade.

=> Conhece algumas das camuflagens mais fantásticas do reino animal em "5 animais que usam camuflagem na Natureza".

  • Orca (Orcinus orca)

Robert Pittman
Este animal marinho, com um peso que pode atingir os 4500 kg e um comprimento de 8 metros, é também conhecida como “baleia assassina”. Da família dos golfinhos, este mamífero aquático residente em todos os oceanos caça leões-marinhos, lulas, vários peixes, focas, pinguins, e até, golfinhos. Ao contrário da maioria dos maiores predadores do planeta, a orca caça em grupo.


  • Crocodilo-poroso (Crocodylus porosus)

fvanrenterghem
Esta espécie de crocodilo, com o seu habitat localizado no norte da Austrália e no sudeste da Ásia, pode atingir os 7 metros de comprimento e 1500 kg de peso. Maior que outros crocodilos como o americano (até 5 metros) e do Nilo (até 6 metros), o crocodilo poroso é um dos predadores mais mortíferos do mundo e um dos cinco maiores predadores da atualidade. Também denominado de crocodilo marinho, por conseguir nadar mais de 1000 km no mar, o crocodilo poroso caça animais como répteis, aves, anfíbios e pequenos mamíferos.

=> Conhece alguns dos recordes do mundo animal em "7 Recordes animais".

  • Tubarão Branco (Carcharodon carcharias)


Um dos mais temidos predadores do mundo animal, sobretudo pelos seus ataques a surfistas e pelo filme “O Tubarão”, o tubarão branco é também um dos mais bem capacitados predadores do planeta. Com um peso que pode atingir os 3300 kg e um comprimento que pode chegar aos 6 metros e meio, o tubarão branco caça animais como golfinhos, tartarugas, focas, leões-marinhos e elefantes-marinhos. Vive essencialmente em regiões temperadas e tropicais.


Gostavas de conhecer mais animais? Confere o nosso Cantinho dos Animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.