O planeta Terra é um local muito especial. Na realidade, apesar de as probabilidades indicarem que é possível existirem muitos outros planetas com vida, por enquanto ainda se conhece apenas o nosso. E basta olhar para os planetas mais próximos para perceber que realmente o "planeta azul" é um planeta muito especial.
A diversidade de vida é tão grande, com seres vivos de variadíssimas características, que evoluem ao longo dos tempos, sempre adaptando-se às condições do ambiente. E não fosse a intervenção humana, a biodiversidade de vida seria ainda maior. Se pensares nisto perceberás depressa que o nosso planeta é quase um milagre.
Mas porque é que o planeta Terra é assim tão especial? O que é que nós temos e que os outros planetas não têm? De seguida podes conhecer as quatro principais razões para existir vida na Terra.
4 razões para a existência de vida no planeta Terra
- Razão nº 1 - Existência de água líquida
Um dos elementos essenciais para o aparecimento e existência de vida no planeta Terra é a água no estado líquido. A água não é uma substância exclusiva do nosso planeta, contudo, e apesar de já haver indícios que existir em algumas alturas do ano água no estado líquido em Marte, apenas existe de uma forma permanente neste estado na Terra.
- Razão nº 2 - Atmosfera protetora
![]() |
Imagem iStock |
A atmosfera terrestre tem um contributo decisivo para a existência e manutenção da vida no planeta. Além de proteger a superfície, e todos os seres vivos que aí habitam, dos raios ultravioletas, oferece uma camada protetora contra a grande maioria dos meteoritos. Mas a função da atmosfera para a existência de vida no planeta não se fica por aqui. Ela funciona ainda como uma estufa, permitindo manter parte do calor recebido do Sol durante a noite.
- Razão nº 3 - Substrato rochoso
![]() |
Foto de Cassianosantos123 |
A litosfera, parte do planeta constituído por solo e rochas, é também um elemento importante. Esta oferece um substrato formado por rochas e solo, essencial para a fixação de seres vivos.
- Razão nº 4 - Distância ao Sol (temperatura amena)
Foto de Surge1223 |
Existem oito planetas no Sistema Solar, contudo, apenas um à distância adequada ao Sol. Esta distância permite que o nosso planeta tenha uma variação de temperatura bastante amena, onde não existem temperaturas médias diurnas e noturnas demasiado elevadas ou baixas. Esta temperatura amena é assim adequada à vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário