terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O que são chuvas ácidas


Uma das consequências da poluição do ar ou poluição atmosférica é a chuva ácida. Este tipo de chuva traz consigo consequências muito negativas, sendo responsável pela morte de seres vivos, destruição de monumentos e contaminação de solos. Mas o que é e como se formam as chuvas ácidas? 

Foto de Analogue Kid

Chuva ácida – o que é

A chuva ácida é um fenómeno atmosférico na qual a água da chuva, ou qualquer outro tipo de precipitação, tem uma acidez muito mais alta que o habitual. A água das chuvas tem já uma determinada acidez, considerada normal, devido à presença de dióxido de carbono dissolvido na água das nuvens. Mas como é que ocorre este aumento de acidez? 


Como se formam as chuvas ácidas

As chuvas ácidas formam-se devido à emissão de certos gases poluentes que reagem entre si, acabando por se dissolver na água das nuvens. A presença de gases e partículas ricas em azoto reativo e enxofre na atmosfera terrestre irão reagir num fenómeno denominado de hidrólise, produzindo dessa forma ácidos fortes, que vão ficar dissolvidos na água das nuvens, acidificando assim essa água. 

Para saberes mais sobre poluição do ar, clica AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.