sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O que são mudas ou ecdises


Provavelmente já viste no campo uma "pele" de cobra abandonada, ou então, invólucros vazios de insetos. Mas porque é que isso acontece? Sabe mais de seguida.

Foto de Lucarelli


O que são mudas ou ecdises

Existem animais nos quais o seu revestimento não acompanha o crescimento do seu corpo. Nesses casos, a dada altura o animal tem que trocar ou renovar esse revestimento. Em ciências naturais, a essa troca dá-se o nome de mudas ou ecdises. 


Animais que realizam a muda ou ecdise

Nos animais vertebrados, os animais que realizam a muda são os répteis. O seu corpo está revestido por pele coberto com escamas epidérmicas, sendo que estas escamas não acompanham o crescimento do animal. Assim, à medida que o réptil cresce, desenvolve-se uma nova camada de escamas adequadas ao novo tamanho, sendo descartada a camada de escamas mais antiga.

=> Sabes a diferença entre escamas dérmicas e epidérmicas?





Nos animais invertebrados há vários grupos de animais que realizam a muda. Os insetos, que possuem um exosqueleto rígido formado por quitina têm que trocar várias vezes esse revestimento ao longo do seu crescimento. Outro exemplo de animais que realizam a muda são os crustáceos, que durante o crescimento têm que trocar a carapaça que os reveste.

=> Aprende mais sobre o revestimento dos animais invertebrados.

Foto de T. Nathan Mundhenk

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.