sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Porque é que se fica com "pele de galinha" quando está frio?


Todos vocês já tiveram certamente um episódio onde a vossa pele ficou com o chamado aspeto de "pele de galinha". Mas porque é que isso acontece? Como em tudo nas ciências naturais, todos os fenómenos que ocorrem no corpo humano tem uma explicação. De seguida podes perceber porque é que se fica com "pele de galinha".

Foto de Ildar Sagdejev

"Pele de galinha"

A "pele de galinha" pode surgir em várias situações, nomeadamente em situações de medo, irritação, ou mais comummente, de frio. Apesar de ainda não se conhecerem as razões pelas quais ela surge nas primeiras, já em relação ao medo há uma explicação científica já comprovada.

Quando se sente frio, os músculos que têm como função erguer o pelo contraem-se, erguendo dessa forma o pelo. Este reflexo, mais útil quando o Homem era mais peludo, ajudava a tornar o ar estático à volta do pelo mais espesso, isolando melhor o corpo. Hoje em dia essa utilidade já não existe, mas o reflexo ficou.

Ao mesmo tempo, as glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção do suor, reduzem a sua atividade. Dessa forma, evitam a libertação do suor que iria arrefecer ainda mais a pele.

Podes saber mais sobre a pele AQUI.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.