As pilhas ou baterias são objectos essenciais no mundo de hoje. Seja para os relógios, para os smartphones, ou para muitos outros gadgets, as pilhas são fundamentais. Mas como é que elas funcionam? Nesta experiência divertida, vais aprender de uma forma simples o funcionamento de uma pilha, e ainda, a fazer uma bateria eléctrica a partir de um limão. É verdade, um limão! Bem-vindo ao mundo das experiências divertidas!
Material necessário
Para fazeres a experiência divertida “Fazer energia com um limão” vais necessitar de:
- um limão;
- um prego de ferro;
- um pedaço de cobre;
- dois pedaço de fio eléctrico.;
- uma lâmpada LED ou uma lâmpada de árvore de Natal.
Como proceder
1 – Começa por descarnar as pontas dos fios eléctricos (retirar o plástico nas pontas).
2 – De seguida, enrole uma das pontas de um dos fios no prego e uma das pontas do outro fio no pedaço de cobre.
3 – Neste passo, fixe o preço e o fio de cobre no limão, até ficarem metade enterrados no citrino
4 – Por fim, ligue as pontas que restaram à lâmpada, como mostra na figura. Se a lâmpada não acender é porque a polaridade não é correta, bastando para que ela funcione que inverta as ligações do fio à lâmpada.
O que é que aconteceu?
O fio conectado no prego reage com o ácido presente no limão, fazendo com que o ferro do prego liberte átomos, deixando para trás um excesso de electrões. Como o cobre reage menos com o ácido cítrico, fica com um diferencial positivo em relação ao ferro. O fio que vai ligar-se ao prego e ao fio de cobre, ao serem conectados na lâmpada, fecha-se o circuito, provocando a circulação de electrões do ferro (pólo negativo) para o fio de cobre (pólo positivo), acendendo a lâmpada com essa energia.
Sem comentários:
Enviar um comentário